Agosto Dourado e primeira infância: entenda por que o aleitamento materno é fundamental

Neste mês de AGOSTO DOURADO, voltamos a nossa atenção para a  Primeira Infância e o aleitamento materno, temas fundamentais para a saúde do bebê e a conexão emocional com os pais. Pensando nisso, os órgãos de saúde promovem ações que valorizam o desenvolvimento integral físico, emocional, social e cognitivo dos pequenos. Nesse contexto, o aleitamento materno é destacado como alimento ideal.

Por que o aleitamento materno na primeira infância é essencial?

Já foi compravdo por diversos estudos que o leite materno contém anticorpos, nutrientes e hormônios que fortalecem o sistema imunológico, portanto, a amamentação reduz riscos de infecções respiratórias e gastrointestinais. Além disso, impactos positivos no desenvolvimento cognitivo e emocional são frequentemente observados. Consequentemente, a amamentação se destaca como fator determinante na construção da saúde do bebê e na relação mãe-filho.

Pesquisas recentes mostram…

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, amamentar exclusivamente nos primeiros seis meses reduz em até 13% a mortalidade infantil. Além disso, estudos publicados em 2023 apontam que crianças amamentadas têm desempenho cognitivo superior em testes de linguagem aos cinco anos, quando comparadas às alimentadas artificialmente

A Viih compartilhou o seu processo de amamentação com a Lua e com o Ravi:

"Os dois momentos foram importantes para criar uma conexão com a Lua e com a Ravi, mas lógico que ambos foram momentos diferentes para o meu entendimento do processo como mãe. Por exemplo, amamentar a Lua foi um desafio no início, por ser uma mãe de primeira viagem, porém, logo a conexão foi se fortalecendo. Já com o Ravi, foi mais tranquilo: a rotina já estava estabelecida e eu já sabia melhor como funcionava esse processo e isso facilitou a amamentação."

Essa fala reforça que, mesmo quando os bebês são diferentes e em momentos distintos na vida de uma mãe o processo de aleitamento materno pode ser vivenciado com aprendizado, confiança e apoio.

4 Dicas valiosas para a hora da amamentação

Para que este momento único e especial da amamentação seja mais tranquilo e prazeroso, alguns cuidados simples fazem toda a diferença. Com eles, é possível garantir conforto para a mamãe, segurança para o bebê e fortalecer ainda mais esse vínculo único.

1. Encontre uma posição confortável
Sentar-se ou deitar-se de maneira relaxada é fundamental. Apoie braços e costas com almofadas para evitar dores e tensões durante a mamada.

2. Amamente sob demanda
Oferecer o peito sempre que o bebê demonstrar sinais de fome, como movimentos de sucção ou inquietação, ajuda a manter a produção de leite e fortalece o vínculo afetivo.

3. Cuide da pega correta
Certifique-se de que o bebê abocanhe não apenas o bico, mas também boa parte da aréola. Isso facilita a sucção e evita fissuras nos seios.

 

4. Mantenha-se hidratada e bem alimentada
Beber água e manter uma alimentação equilibrada contribui para a qualidade e quantidade do leite, além de garantir energia para esse momento especial.

Agosto Dourado: um mês de valor à amamentação

Durante todo o mês de agosto, campanhas são promovidas para incentivar o aleitamento materno. Assim, materiais didáticos são distribuídos em postos de saúde e redes sociais. Consequentemente, muitas famílias têm sido beneficiadas por orientações de profissionais e comunidades de apoio. Por isso, em caso de dúvidas durante esse processo de amamentação, procure o seu pediatra e tire todas as suas dúvidas.

A primeira infância e o aleitamento materno são pilares de um futuro saudável para as crianças e a tranquilidade para as mamães e papais que se preocupam com a saúde e qualidade de vida dos pequenos. Pensando nisso, TurmaTube preparou sua linha MamãeTube com produtos pensados para tornar a amamentação mais acolhedora e prática. Confira em nosso site, todos os nossos itens disponiveis e torne esse momento ainda mais acolhedor e especial.

Um abraço e até a próxima dica da nossa Turminha!