Estudos comprovam o papel da música na promoção de valores e no desenvolvimento socioemocional na infância
A infância é um período de intenso desenvolvimento cognitivo, motor e, sobretudo, socioemocional. Nesse contexto, chama atenção a forma espontânea com que crianças pequenas estabelecem vínculos de amizade. Essa habilidade está diretamente relacionada ao estágio de desenvolvimento em que a empatia, a autorregulação emocional e a construção da identidade social estão sendo formadas.
Pensando nisso, a nossa música Modão da Amizade, traz uma abordagem lúdica e educativa sobre esse tema. Para falar sobre esse assunto, a Psique no desenvolvimento infantil, fizeram algumas análises sobre a música, que destaca elementos fundamentais da convivência infantil, como por exemplo: a ausência de preconceitos, a valorização das diferenças e a resolução simples e espontânea de conflitos. Esses comportamentos, embora naturais na primeira infância, são sustentados por bases neuropsicológicas e socioeducativas que merecem atenção.
A amizade na primeira infância: uma construção neuroafetiva
Segundo estudos, na primeira infância (0 a 6 anos), as crianças estão desenvolvendo funções executivas, como controle inibitório, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho que são essenciais para o convívio social. A facilidade com que elas criam laços de amizade está fortemente associada ao fato de que, nessa fase, ainda não há uma estrutura consolidada de julgamento social. O pensamento é concreto e egocêntrico, mas permeado por afeto e interesse pelo outro.
Esse comportamento é reforçado pela neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do cérebro infantil de se moldar a partir das experiências sociais e emocionais vividas no dia a dia. A exposição a interações positivas, à escuta ativa e à diversidade cultural contribui para a formação de uma base sólida de respeito e empatia.
Resolução de conflitos e regulação emocional
Outro ponto observado com frequência em ambientes escolares ou de brincadeiras é a rapidez com que as crianças superam desentendimentos. Estudos em psicologia do desenvolvimento mostram que, para a criança pequena, o valor simbólico do brincar é mais relevante do que o motivo do conflito. Isso ocorre porque ainda estão em processo de amadurecimento as estruturas cerebrais responsáveis por sentimentos complexos como mágoa e orgulho.
Esse tipo de comportamento, no entanto, não deve ser apenas interpretado como inocência, mas sim como um potencial a ser cultivado. A música Modão da Amizade traduz esse conceito com leveza, incentivando o perdão, o diálogo e a valorização do vínculo afetivo. O uso da linguagem musical, inclusive, é um recurso comprovadamente eficaz para promover competências socioemocionais, especialmente entre os 2 e os 7 anos de idade.
Música como ferramenta de desenvolvimento
A música é um importante instrumento de mediação pedagógica e emocional. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação infantil deve promover experiências que favoreçam o convívio, o respeito mútuo e o desenvolvimento da identidade. Canções como Modão da Amizade dialogam diretamente com esses objetivos ao oferecer uma narrativa positiva, acessível e alinhada às necessidades emocionais das crianças.
Além de entreter, a música contribui para a internalização de comportamentos desejáveis, reforçando atitudes como empatia, escuta e cooperação. O clipe da canção, disponível no YouTube, é uma ferramenta valiosa para pais e educadores que desejam abordar esses temas de forma lúdica e envolvente, promovendo diálogos construtivos e aprendizagens significativas. Dê o play e deixe os pequenos se divertirem ao som do Modão da Amizade!
Um abraço e até a próxima dica da nossa Turminha! 💜
